Os gaúchos mais tradicionalistas consideram uma verdadeira heresia mudar a forma de fazer churrasco ou servir chimarrão. No entanto, é possível apresentar novas e bem-sucedidas receitas para esses dois clássicos. O mixologista Nelo Forti dá dicas de como fazer um chimarrão alcoolizado que, segundo ele, recebeu elogios no piquete montado pela Natu Nobilis no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre.
"Com o chimarrão, você não pode botar o uísque direto. O ideal é fazer um chá de capim limão. Em uma outra chaleira, você ferve o uísque com cravo, risca um fósforo para evaporar o álcool (por uns 5 minutos)", explica Forti. "Se você serve esse primeiro álcool, ele vem muito forte", afirma. Para servir, basta misturar o chá com esse uísque, colocar em uma garrafa térmica e servir como chimarrão normal.
O amargo do chimarrão tradicional, nesta receita, dá lugar à suavidade do chá, com o gosto amadeirado do uísque no final. "Dá um gosto bem sutil, esquenta o peito, mas o efeito é muito mais psicológico. O gosto fica bem longe, porque ele fica bem diluído em água, o chá é pura água, mas dá um gostinho", afirma Forti.
Daniel Favero
Nenhum comentário:
Postar um comentário